Home Tutoriais Lojinha Depoimentos de Clientes Contato

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Minha estréia em uma exposição de arte têxtil


Olá, tudo bem com você?

Aqui tudo ótimo. Super feliz com a minha estréia em uma exposição.

Resolvi fazer esta postagem para contar um pouco mais sobre minha peça e o significado dela e também deixar o convite para que você a conheça pessoalmente.
Vamos lá?
  

Tudo começou no ano passado, quando a Cíça Mora (a quem eu sou imensamente grata) nos apresentou o projeto "Vamos colorir o Mundo!?". 
Casa artista convidado teria que mostrar o seu jeito de colorir o mundo.  

Uma sugestão foi pensar no que nos incomodava e nas coisas ruins do mundo que queríamos mudar. 
E o maior desafio é que cada peça teria que ser monocromática. É aí que o bicho começou a pegar e tivemos que colocar a cabeça pra funcionar, rs.

Quem me conhece, sabe que sou uma pessoa otimista, que tenta sempre levar uma vida leve e reforçar o que há de bom na vida, então não estava conseguindo pensar por esse lado do que está ruim no mundo.

E desse modo, minha inspiração veio dos meus sobrinhos que moram no interior de Minas Gerais.
Por ser uma cidade pequena, apesar de terem acesso à algumas tecnologias, eles ainda se divertem como na nossa época de infância, com outros tipos de brincadeiras.




Toda vez que vamos até lá e eles andam no carro, ficam no caminho todo brincando de "Fusquém", que é a versão deles da antiga brincadeira de Fusca Azul.

Não sei se você conhece essa brincadeira, mas consiste em dar um "tapinha" ou "empurrãozinho" quando se avista um Fusca na cor azul (no caso deles, qualquer cor de fusca tá valendo, rs). E isso vira uma festa no carro, cada vez que avistam um fusca, eles dão um tapinha de leve no outro e dizem "Fusquém". E a cada novo Fusca que aparece na rua é uma risaiada dentro do carro, que contagia os adultos e acabamos entrando na brincadeira também.

E esse é o conceito da minha obra: Desejo mais brincadeiras e leveza para o mundo.

Nesse detalhe dá pra ver um pouco de uma das rodas do Fusca, com pecinhas bem pequetitinhas de tecido. Os paralelepípedos foram feitos com quilting livre.



Confesso que estava insegura com o trabalho, mas fui tão bem recebida na feira pelas colegas artistas mais experientes e até pelo público, que fiquei imensamente feliz. Acredita que dei até autógrafo para duas moças que compraram os catálogos da exposição? Hehehe.

Pra quem quiser ver meu trabalho de pertinho e também conhecer os trabalhos maravilhosos que fazem parte da exposição "Vamos Colorir o Mundo!?", é só visitar a Brazil Patchwork Show, que vai até sábado. (a feira está linda também).


E se não der pra visitar agora, você ainda tem a chance de visitar na Mega Artesanal que acontecerá de 12 a 17 de julho no Centro de Exposição Imigrantes.

Espero que tenha gostado.

Um grande abraço!!

Participando dos blogs:
Live a Colorful Life
Confessions of a Fabric Addict
Faith and Fabric
A quilting reader's garden
Fort Worth Fabric Studio


58 comentários:

  1. Paula, lindo seu trabalho e a história quanta doçura. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Que talento Paula!!
    Parabéns pelo trabalho artístico e por tão bela história.

    ResponderExcluir
  3. Lindo seu trabalho e lindo o conceito dele. Realmente precisamos de mais leveza nesse mundo tão conturbado. Parabéns pelo seu trabalho e que venham outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Miriam. Gostei muito de fazê-lo. Foi um desafio mesmo. Quero continuar fazendo esse tipo de trabalho. Beijos

      Excluir
  4. Uau Paula!!! Você é uma artista super talentosa!
    Amei, de verdade, seu trabalho!
    A história é linda e deu ainda mais encanto a sua peça.
    Parabéns, de coração! Muito sucesso na sua vida!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Edayne. Que bom que consegui te tocar com a história da peça. Esse era o objetivo, conseguir tocar as pessoas.
      Obrigada pelo carinho de sempre.
      Beijos

      Excluir
  5. Que linda proposta de trabalho, amei!
    Na primeira foto, quando olhei rápido, pensei que fosse foto!
    O fusca está perfeito, Paula, você é uma verdadeira artista do patch!
    Parabéns, feliz e abençoado final de semana, com muitos autógrafos...
    Abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Maria Teresa. Fico muito feliz que gostou. Um ótimo domingo pra você.
      Abraços!

      Excluir
  6. Nossa!!!! Quando vi a peça no Face pensei que você a tivesse pintado, o que em si, já seria muito bonito, mas agora os detalhes no blog fiquei surpresa! Não duvidaria que seja a peça mais bonita da exposição! Lindo de longe e primoroso (e mais lindo) de perto! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rosana. Fiquei muito feliz que tenha gostado. Obrigada pelo carinho de sempre e incentivo. As peças da exposição estavam maravilhosas, cada uma com suas peculiaridades. Fiquei muito feliz de ter participado dessa exposição com artistas tão sensíveis. Beijos

      Excluir
  7. Que legal Paula... seu trabalho, o convite pra exposição, a historia..Parabens e muito sucesso pra voce !!

    Abçs
    Ana Paula
    http://fitasfuxicoserococos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. oi Paula! Que lindo! Parabéns pela exposição! Deve ter sido um desafio maravilhoso ao termina-lo e constatar que conseguiu! Uma sensação maravilhosa!
    Bjs e um ótimo fim de semana!
    Nina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Nina. Foi um desafio imenso mesmo, porque tive que testar e aprender com cada etapa. Mas no final é muito gratificante.
      Beijos e ótimo domingo!

      Excluir
  9. Paulinha, babei nesse close! Ficou muito legal! Como chama essa técnica? O fusca é com retalhinhos de tecido colados e sobrepostos? Quanto tempo levou pra ficar pronto? Conta mais pra nós! Beijo beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, que legal que gostou. Não sei o nome da técnica, porque fui testando várias coisas, hehehehe. Demorou bastante, porque primeiro tive que pensar no tema e às vezes ficava na dúvida do que realmente teria um sentido para a peça. Depois de decidido o que eu ia fazer, comecei a fazer os esboços, montagens e testes no computador. Isso levou um bom tempo, acho que mais de um mês. Depois foi a ampliação do desenho e a escolha dos tecidos, testando o que funcionaria para luz e para sombra. Foi um desafio, porque tinha que ser monocromático e eu não queria usar tecidos lisos. Depois a montagem em si. Não sei se fiz do jeito mais adequado, utilizei termocolante e algumas coisas não ficaram exatamente como planejei, mas continuei em frente. O quilting livre eu demorei uns três dias pra decidir o que fazer, mas quiltar foi um trabalho de um dia só. E no final o acabamento fiz com um cordão e a etiqueta. Acho que no todo foram uns três meses. Mas eu não trabalhava todos os dias nesse trabalho... Será que deu pra ter uma idéia? rs. Beijos e obrigada pelo carinho de sempre.

      Excluir
  10. Oi Paula, é a Vi, estou de queixo caído com seu trabalho, esta maravilhoso, que riqueza de detalhes e que capricho, uma obra de arte, foi por isso que você deu autógrafos.
    Amei o fusquem.
    Beijos,Vi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vi. Obrigada querida. Mas os autógrafos foram totalmente inesperados, eu na verdade caí na risada, porque achei engraçado, rs.
      Fiquei muito feliz que gostou.
      Beijos.

      Excluir
  11. Beautifully done, especially for your first art quilt. If you decide to keeping working with the art side of quilting, I think we will be hearing you name a lot in the future. You keep pushing yourself but only while you still enjoy creating it.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank you. I intend to keep testing things and techniques in art quilt until find my own way. Thank you for your suport.

      Excluir
  12. Que legal amiga parabéns !
    Estou planejando ir a mega artesanal e quero sim ver seu trabalho lá afinal já sou sua fã há muito tempo. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana Cida. Espero que goste, mas também estou aceitando críticas para saber onde posso melhorar.
      Beijos.

      Excluir
  13. ¡Eso es maravilloso! Amo a todos los pequeños detalles. Aquí es VWs rojos, pero el juego es el mismo! ¿Cuan genial es eso? Estoy tan contenta de que ha compartido esto. Estoy en el temor de su talento, por lo que no sorprende que alguien quería su autógrafo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Susan. Fico muito feliz que tenha gostado. Com certeza é o mesmo jogo. Um abraço!

      Excluir
  14. Lindo trabalho, ficou perfeito! Onde podemos comprar o catálogo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana. O catálogo pode ser adquirido com a Cíça Mora através do Facebook.
      É só entrar em contato com ela. Vou deixar o link do Face dela:
      https://www.facebook.com/Maria.Cecilia.Mora

      Beijos

      Excluir
  15. Olá Paula, sensacional seu trabalho, estou aqui sem palavras para comentar minhas impressões. E lhe digo que gostaria de morar perto para ter a oportunidade de apreciar tanto a sua como as demais peças. Não só o trabalho está feito com grande mestria, como é deliciosa a história que a levou a elaborar um fusca. Li mais acima as várias fazes do trabalho, e penso que posso afirmar: não é para qualquer pessoa! beijo e muitos, muitos parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Val.
      Tenho uma ótima notícia. Ano que vem o trabalho vai estar em quatro Quilt Shows no Reino Unido. Acho que fica um pouquinho mais perto né.
      Beijos.

      Excluir
  16. Congrats on your fabulous finish Paula and kudos for putting it in the exhibit. We play a similar game here in the United States called "slug bug". We give the other person a light punch in the arm whenever we see a Volkswagen Beetle of any color LOL. Thanks for linking up at WHOOMP there it is! =)

    ResponderExcluir
  17. Bom dia, colega Paula!
    Parabéns pela linda conquista! Ter o trabalho reconhecido, é sem dúvida o maior de todos os troféus.
    De repente, poderei ver sua bela arte ao vivo, se der certo de ir a Mega/2016. :)
    Ei, moça!
    Dê uma passadinha lá em "GAM Dolls (2)" e confira a fofa restauração que fiz.
    Ficarei feliz com sua visitinha e comentário, sempre tão gentis.
    Tenha uma linda nova semana.
    Abração pra você! :)

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde Paula!
    Que trabalho maravilhoso o seu, amei...
    Também gosto de brincar de "fusca azul", brinco meu filhote, alguns amigos... rsrs
    Bjim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal simone. É uma brincadeira simples e que nunca morre né? Beijos

      Excluir
  19. Paula, your VW is stunning - such details, wow! You'll be happy to know you had the most views during my linky party. Thanks for linking to WIPs Be Gone, so I could come over and admire your fabulous work.

    ResponderExcluir
  20. Paula, o seu trabalho é sensacional! Adorei as cores azuis e bela história. Abração pra você!

    ResponderExcluir
  21. Paula que trabalho lindo, PARABÉNS amiga, gostei de a conhecer, linda, bjs

    ResponderExcluir
  22. Oi Paula, adorei o seu trabalho, você arrasou menina! Também quero um autografo, tá?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  23. O trabalho está fabuloso!
    Parabéns... E bj amigo

    ResponderExcluir
  24. Un trabajo precioso.
    Acabo de conocerte y me encanta tu blog.
    Besitos

    ResponderExcluir
  25. Que lindo esse projeto Paula!!!!

    Pena que nao deu para ir na Mega.

    Parabéns!!!

    Bjks

    Sonia

    ResponderExcluir
  26. Parabéns, Paula!
    É tão incrível que eu fiquei olhando várias vezes, e tentando entender como se faz um negócio desses tão perfeito!

    bjs

    ResponderExcluir
  27. Parabéns querida.
    Encantada com cada trabalho que você tem feito.
    Muito sucesso sempre e obrigada pelo carinho de seu comentário em meu blog.
    Bom ínicio de semana.
    Bjs!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Seu comentário é muito importante para que eu sempre possa melhorar o blog.