Resolvi fazer este post, após ler no blog da amiga Silvia (Pontinhos da Silvia) sobre o valor que uma mãe de um aluno cobrou numa toalha feita em vagonite, cheia de detalhes e super caprichada. Apenas R$13,00, isso mesmo, só treze reais.
Fico indignada quando vejo coisas assim, porque olhando para a toalha dá pra ver que ela gastou pelo menos uns cinco reais de material (ou mais) e com certeza várias horas para fazê-la.
Vejo que as próprias "artesãs" não valorizam seu trabalho e assim outras pessoas não o fazem.
Em conversas com outras blogueiras, com pessoas da família e amigas percebo que o artesanato no Brasil é algo muito desvalorizado, ao contrário do que acontece em outras partes do mundo.
A palavra "artesanato" ficou pejorativa. Quando se fala em artesanato as pessoas tendem a pensar naqueles hippies e em trabalhos de gosto duvidoso.
Podem ver que várias blogueiras preferem adotar o termo "Craft" por esse motivo.
As pessoas não reconhecem o artesanato como uma arte.
Estranho não?
Tendo em vista que a própria palavra começa com "arte"...
Fico realmente indignada quando comparam meus trabalhos com produtos industrializados. Uma coisa é totalmente diferente da outra.
Um é arte, tudo foi pensado cuidadosamente, desde a escolha dos materiais, até a execução. É um produto único.
Outro é um produto funcional, sem exclusividade e feito às dúzias em pouquíssimo tempo.
Geralmente comparo com a seguinte situação.
Ninguém vai a uma exposição de um pintor famoso e fica pedindo desconto nos seus quadros. Apenas paga o preço, ou então não leva.
Com o artesanato tem que ser igual. As pessoas tem que perceber que como o pintor, a artesã também se dedicou para criar aquela peça, também é uma artista.
O que quero com esta postagem?
Talvez que as pessoas comecem a dar valor ao artesanato, começando pelas próprias "artesãs".
Por que digo isso?
Simples. Já ouvi reclamação de várias artesãs que não conseguem dar um valor justo a suas peças, porque quando o fazem, outra vem e diz "eu faço pela metade".
Não percebem que assim estão desvalorizando toda a categoria.
Sei que existem outros motivos para essa desvalorização, como por exemplo a necessidade de vender para o próprio sustento.
Assim, muitas artesãs se rendem aos clientes e vão dando descontos cada vez maiores, pois precisam desesperadamente do dinheiro.
Mas uma coisa posso dizer, por experiência própria.
Se o seu trabalho for bem feito, bem acabado e você der valor a ele, com certeza as outras pessoas também darão valor.
O jeito como você trata seu trabalho, como você vê o seu trabalho influencia muito como outras pessoas o vêem. Tem que começar de você.
Acredito que se as pessoas começarem a ver o artesanato como arte, essa valorização vai mudar.
Já faz tempo que queria falar sobre isso. Que essa postagem sirva como um ponto de partida para essa discussão. Estou aberta às opiniões de vocês, mesmo que contrárias ao meu ponto de vista, porque discussões assim é que nos fazem crescer.
Tenham uma ótima semana!!!